História do Fotojornalismo em MS

“História do Fotojornalismo no Mato Grosso do Sul” está sendo desenvolvido sob a coordenação do professor Silvio da Costa Pereira, com o apoio dos alunos-voluntários Carla Scarpellini Camargo, Izabela Sanchez, Jones Minervini Jr., Ana Cláudia Heck, Everson Tavares, Débora de Souza, Juliana Barros, Juliane Garcez e Eva Cruz.

A pesquisa irá mapear o processo de desenvolvimento da atividade fotojornalística nas principais cidades do atual estado do Mato Grosso do Sul, com foco especial em Campo Grande. Por contar com muito pouco material bibliográfico de apoio, o trabalho tem caráter exploratório, e por isso sua abrangência no tempo e no espaço serão definidas ao longo do processo. Ele terá uma vertente bibliográfica (pesquisa em acervos fotográficos e de jornais, bem como livros sobre história da fotografia) e outra testemunhal (entrevistas com profissionais e familiares de profissionais já falecidos, da fotografia e do jornalismo).

Pretende-se através desse processo identificar os profissionais pioneiros do fotojornalismo no Estado, conhecer seus trabalhos e processos profissionais. Pretende-se ainda conhecer de que forma esses precursores influenciaram o trabalho de seus sucessores, bem como identificar figuras proeminentes da atividade fotojornalística, do início aos dias atuais. O projeto está sendo desenvolvido dentro do grupo de pesquisa ‘Cultura Midiática, Identidade e Representação Social‘ do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na linha ‘Comunicação, Cultura e Identidade’.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>