Reportagens

Esta página apresenta Reportagens Fotográficas produzidas por alunos – ou professores – do curso de Jornalismo da UFMS. Independente do formato ou do tema utilizados, este espaço busca dar vazão à narrativa fotojornalística produzida dentro do Curso de Jornalismo da UFMS, bem como ser um local de publicação de histórias relacionados ao estado de Mato Grosso do Sul e mais especificamente à cidade de Campo Grande, seja no que ambos tem de específico, sejam no que ambos tem de global. Este espaço busca ser também um espaço de experimentação de linguagens, posto que existe dentro da academia, local por excelência voltado à tríade ensino-pesquisa-extensão.

Últimas Reportagens:

bravagente_foto1Brava Gente
Reportagem feita pelas acadêmicas Mylena Rocha, Nayla Brisoti e Thayná Oliveira para o jornal laboratório Projétil do curso de jornalismo. O trabalho traz histórias de jovens de diferentes realidades envolvidos em política apesar do atual momento de crise no país.


DSC_8871Parada Nerd 2016 reúne amantes da cultura pop em Campo Grande
Já consolidada como: ‘o maior evento de cultura pop do Mato Grosso do Sul’, a Parada Nerd é a prova de como bons eventos podem dar certo fora do eixo Rio-São Paulo. Em sua terceira edição, a convenção contou com diversas palestras de personalidades da cultura nerd, assim como estandes de lojas brasileiras e locais populares desse segmento.


DSC_8316

A nossa luta é todo dia, mulher não é mercadoria
Esse foi um dos inúmeros gritos que foram proferidos na avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS), no primeiro dia de junho. A manifestação, marcada e organizada através de um grupo na rede social facebook, se concentrou na Praça do Rádio no fim da tarde. O protesto fez parte do ato “Por Todas Elas” que repercutiu em vários cantos do Brasil depois da repercussão da história da adolescente de 16 anos estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro.


sem título-1-3Aldeia pra quem? – A voz deles
Na busca por uma vida melhor, os indígenas saem das aldeias rurais e veem na cidade uma maneira de garantir uma vida e futuro melhor para si e seus filhos. Em 1995 foi inaugurada em Campo Grande a primeira Aldeia Urbana Indígena e com o passar do tempo, outras também surgiram, e hoje já existem cinco. As aldeias urbanas Água Bonita, Marçal de Souza e Tarsila do Amaral foram as escolhidas para a reportagem que busca mostrar as condições de moradia e vida das pessoas que nelas vivem.

Boa hora
Reportagem multimídia produzida pela acadêmica de jornalismo Iasmim Amiden para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica. O trabalho traz histórias de parto, gestação e nascimento, na perspectiva da mulher, com enfoque na escolha da boa hora que respeita o desabrochar da vida.


Corpo em cena
Fotorreportagem que trata do papel da dança em Campo Grande e como ela atua na cultura da região. Produzida pela acadêmica de jornalismo Nayla Brisoti para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2015.


Hoje é dia de feira!
Reportagem sobre as feiras de bairro feita pela aluna Caroline Carvalho para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2015, no curso de Jornalismo da UFMS.


011_3063Entrevista com a autora do livro-reportagem ‘Estamos Aqui’
“Estamos aqui” é o livro-reportagem da jornalista e fotógrafa, Jéssica Paula, que viajou por países do leste africano para contar histórias sobre as vítimas de conflitos da região. O livro foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB) em 2014, e teve seu pré-lançamento no dia 5 de junho deste ano, durante o XVII Intercom Centro-Oeste 2015, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)


A Cultura e a sua importância para a sociedade
Reportagem produzida pela acadêmica de jornalismo Daiana Porto. Aborda a problematização da falta de apoio à cultura na cidade de Campo Grande. A reportagem traz ainda o movimento SOS Cultura feito por artistas insatisfeitos com a má gestão por parte da prefeitura e a importância social e educacional que o teatro e a cultura em geral traz para a população também estão em pauta.


manifestação-3031Entre abandonos e cuidados: os gatos da federal
Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é possível notar uma grande quantidade de gatos nos vários prédios do local. Não há noção de quando eles surgiram, só que eles estão por lá e a cada ano a sua quantidade aumenta.Nos últimos anos, o que tem feito com que o número de gatos da UFMS aumentasse é consequência do abandono desses animais.


manifestação-3031Fila Nossa de Cada Dia
Desde o início de 2015, o aumento das filas no RU (Restaurante Universitário) da UFMS vem causando indignação nos acadêmicos que dependem do estabelecimento para almoçar. Neste primeiro semestre elas estão bem maiores do que nos anos anteriores, apontam os alunos entrevistados, que também sugeriram diversas possibilidades para diminuí-las.


i01Capoeira é tudo que a boca come
Trabalho apresentado na disciplina Prática em Reportágem Fotográfica pelos acadêmicos Iasmim Amiden, Lolline Carvalho, Loraine Gonçalves, Joaquim Lucas, Tábata Rauschkolb e Walter Queiroz sobre Antônio Marcos, hoje conhecido como Mestre Liminha.


manifestação-4845Civis ou militares no poder?
A Agência Fotográfica foi às ruas ouvir as pessoas sobre um dos debates mais radicais e acirrados dos últimos meses, e sobre o qual boa parte da grande imprensa não tem falado: as manifestações públicas pedindo a volta dos militares ao poder. Acompanhe na reportagem a posição de pessoas que defendem e refutam essa ideia.


fotos-1Rir é mesmo o melhor remédio
Rir é o melhor remédio é o tema da fotorreportagem produzida pela graduanda de jornalismo Nayla Brisoti para a disciplina de Fotojornalismo no segundo semestre de 2014. Durante a reportagem a estudante conta mais sobre o trabalho em busca da humanização profissional que acadêmicos da UFMS realizam para os pacientes do Hospital Universitário.


noSem títuloNo Concreto
Reportagem fotográfica produzida pela acadêmica de jornalismo Carol Caco para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014, trata do universo da pichação nos muros e prédios de Campo Grande. Leva o leitor a uma discussão entre a pichação como ato de vandalismo ou como “uma caixa de entrada urbana”, onde há uma comunicação alternativa.


feirasFeiras Livres
Uma reportagem fotográfica que aborda as feiras livres em Campo Grande, a partir de histórias da região e dos antigos feirantes. Produzida pela acadêmica de jornalismo Kiohara Schwaab para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Sem títuloDose de Alegria
Dose de Alegria aborda a etapa da formação do palhaço do Projeto de Extensão Rir é o Melhor Remédiodesenvolvido pelos alunos da Faculdade de Medicina com o intuito de levar o humor e bem-estar às crianças ou adultos hospitalizados. Produzida pelo acadêmico de jornalismo Victor Hugo Sanches para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Encontro da diversidade do Cerrado
Foto reportagem que trata do VIII Encontro e Feira dos povos do Cerrado. Produzida pela acadêmica de jornalismo Bárbara de Almeida para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Segundo Andar
Reportagem fotográfica produzida pela acadêmica de jornalismo Thaís Pimenta para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014, aborda a revitalização do segundo andar da antiga rodoviária de Campo Grande, o qual pretende valorizar e fomentar a arte e a cultura na capital.


Sem título

Um oásis verde em Campo Grande
Reportagem fotográfica sobre o Parque Estadual do Prosa, uma unidade de conservação da fauna e flora sul-mato-grossense próxima a área urbana de Campo Grande. Produzida pelo acadêmico de jornalismo Gabriel Ibrahim para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Seam títuloOkinawa – A cultura nas mãos delas
Reportagem fotográfica que aborda a participação das mulheres no desenvolvimento e realização de práticas culturais da Associação Okinawa em Campo Grande. Produzida pela acadêmica de jornalismo Carla Scarpelli para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Elas na música
Uma abordagem fotográfica do perfil de cinco cantoras do cenário pop-rock-blues-reaggae-rap de Campo Grande. Reportagem produzida pela acadêmica de jornalismo Alessandra Marimon para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Doação
Reportagem fotográfica produzida pela acadêmica de jornalismo Géshica Rodrigues para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014, que aborda a transfusão e doação de sangue em animais.


De tudo um pouco
Reportagem fotográfica sobre o Centro Comercial Marcelo Barbosa da Fonseca, o popular Camelódromo de Campo Grande. Produzida pela acadêmica de jornalismo Natália Moraes para a disciplina Prática em Reportagem Fotográfica no primeiro semestre de 2014.


Que parada é essa?
Reportagem fotográfica sobre Parada Nerd que ocorreu em Campo Grande no ano de 2014. Produzida pelos acadêmicos Fernanda Nogueira, Isabela Hisatomi e Igor Santos.


Estudante põe à prova a acessibilidade da UFMS
Reportagem aborda falta de acessibilidade na UFMS como rampas incorretas, portas estreitas, falta de carteiras adequadas, e uma série de outras barreiras que podem dificultar, ou até impedir, não apenas os cadeirantes, mas também pessoas portadoras de outras necessidades especiais. Produzida pelos acadêmicos Fernanda Nogueira, Isabela Hisatomi e Igor Santos.

Comments are closed