Projeto Rondon MS presta homenagem aos apoiadores e participantes

Danielle Errobidarte
EJ BRAVA


No dia 05 de maio, integrantes da BRAVA realizaram a cobertura fotográfica da cerimônia de homenagem feita pelo Projeto Rondon MS,  na Câmara Municipal. Estavam presentes autoridades dos poderes legislativo e executivo, além do Exército, professores e pessoas que já participaram do projeto e familiares.

Nesta mesma data, comemora-se o Dia Nacional das Comunicações e 152 anos do nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que inspirou esta comemoração; além de ser considerado o Patrono das Comunicações, foi bandeirante, engenheiro, professor e indigenista no século XX. Percorreu, durante 40 anos,  cerca de 77 mil quilômetros desbravando o sertão brasileiro, e foi o responsável por integrar o litoral e o interior com o primeiro sistema de telecomunicações no Brasil: o telégrafo.

O objetivo do Projeto Rondon é levar alunos do ensino superior  para regiões carentes de infraestrutura social e econômica e assim, contribuir para seu desenvolvimento oferecendo serviços como atendimentos nas áreas de saúde, acolhimento e orientações jurídicas. Nos 50 anos de existência nacional, mais de 400 mil estudantes de todo o país participaram de ações realizadas no período de férias acadêmicas, nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ceará, Acre, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

A apresentação musical da Banda do Exército deu início à cerimônia. A exibição de vídeos realizados em anos anteriores pela Agência Fotográfica da UFMS (http://www.jornalismo.ufms.br/index.php/2016/03/10/projeto-rondon-ms-abre-inscricoes-para-proxima-campanha/) exemplificou algumas das atividades de campo feitas por alunos universitários, em áreas do Pantanal sul-mato-grossense. Logo após, a Profa. Marilena Dias Barreto dos Reis, presidente da Associação Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul, finalizou a cerimônia com a entrega das homenagens para 20 pessoas que marcaram a trajetória do projeto, incluindo professores, militares, médicos, advogados e um cacique.

Conheça mais sobre o Projeto Rondon no site WWW.projetorondon.org.br e confira as fotos do evento:

Bookmark the permalink.

Comments are closed