II Simpósio Brasileiro de Radiojornalismo

Texto: Danielle Mugarte, Nayla Brisoti e Thayná Oliveira

Durante os dias 16 e 17 de outubro foi realizado no Complexo Multiuso da UFMS o II Simpósio Brasileiro de Radiojornalismo. O evento teve como tema a produção e prática do radiojornalismo no interior do país. Para discussão foram oferecidas palestras, oficinas e apresentações de grupos de trabalho. Seu objetivo é propagar o conhecimento que é gerado sobre o rádio e radiojornalismo.

Segundo a professora de Radiojornalismo da UFMS e coordenadora geral do evento, Daniela Ota, a questão de trazer a discussão sobre o tema dessa edição está relacionada com Campo Grande pelo fato dessa capital ter a produção e distribuição do radiojornalismo diferente dos grandes centros. O tema foi abordado seguindo duas vertentes: rádios universitárias e acessibilidade na comunicação.

A primeira edição do simpósio ocorreu em novembro de 2012 na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, a fim de comemorar os 90 anos do Rádio no Brasil e teve como objetivo “incentivar a integração e a troca de experiências entre pesquisadores, profissionais e docentes de radio jornalismo”. A terceira edição do evento ocorrerá em 2016 na cidade de Bauru/SP.

Comments are closed