Curso de Jornalismo da UFMS realiza semana de recepção de calouros

013_7360Aconteceu entre os dias 23 e 28 de fevereiro, a tradicional recepção dos calouros do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A semana contou com programações previamente planejadas pela coordenação, em parceria com o Centro Acadêmico e a recém-formada Brava, Empresa Júnior de Comunicação. Foram ministradas palestras informativas sobre a instituição e sobre o curso, além de depoimentos de alunos e ex-alunos. Também houve a exibição do filme “No”. Uma assistente social da Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis realizou breve conversa com os novos alunos.

Segundo Marcos Paulo da Silva, coordenador do curso, um dos principais objetivos de dar boas vindas aos novos graduandos é justamente o fato de fazer com que eles familiarizem-se com o ambiente que frequentarão ao longo de quatro anos. “Com a implantação do SISU (Sistema de Seleção Unificada), a universidade recebe uma carga muito alta de alunos que não são de Campo Grande e nem do Estado de Mato Grosso do Sul, o que faz com que haja suma importância em recebê-los, de forma a fazer com que eles sintam-se acomodados na cidade e também na instituição”, afirma.

A integração realizada busca não só um aspecto saudável de convivência entre calouros, veteranos e professores, mas também procura envolver, desde os primeiros momentos, os estudantes no mundo jornalístico que escolheram fazer parte. Bom exemplo disso foi a exibição do filme “No”, do diretor chileno Pablo Larraín, exibido no dia 27. De acordo com Joaquim Lucas, aluno do terceiro semestre e também um dos organizadores do Projeto CineCacos, que realiza mostra de filmes seguida de debates, o principal foco é quebrar a linha “hollywoodiana” a que todos estão acostumados a assistir e trazer à tona filmes em que haja a presença de conflitos sociais ou que estejam aliados à área da comunicação.

Texto e fotos: Loraine Gonçalves

Bookmark the permalink.

Comments are closed