Comunidade Negra São João Batista completa 15 anos e realiza Missa Afro

Em Campo Grande, neste último domingo (15), a Associação Familiar da Comunidade Negra de São João Batista (AFCN) realizou uma Missa Afro e sua 7ª Feijoada para celebrar o aniversário de 15 anos da instituição e também em menção ao dia nacional do Zumbi dos Palmares (Consciência Negra), comemorado dia 20 de novembro. Além da missa e da feijoada, o evento contou com apresentações culturais, exposição de artesanatos e dos trabalhos das crianças atendidas pelos projetos da Associação, comidas como acarajé, tapioca e cocada. Tudo isso ao som de samba e pagode. A seguir você confere a cobertura do evento feita pela Agência Fotográfica.


Ainda no vídeo a seguir, é possível conhecer o trabalho da AFCN, que já atendeu mais de mil crianças nesses 15 anos de atuação, com atividades recreativas, oficinas de música, percussão e ações afirmativas.

Comemoração em honra a São João Batista e São Pedro

A Associação Familiar da Comunidade Negra “São João Batista”, fundada em novembro de 2000, é fruto de uma tradição quilombola. Tem como principais fundadores e patriarcas Sr. José Reginaldo de Anunciação, Maridalva Delfina de Anunciação, Jair Bispo da Silva e Ana Maria Cabral da Silva.

A associação realiza anualmente o tradicional ‘Terço em honra a São João Batista e São Pedro’ e a festa junina em sua sede, no Complexo Pioneiros. O terço conta com procissão, fogueira e levantamento do mastro. Após os festejos religiosos, acontecem as apresentações de quadrilhas.

A manifestação religiosa acontece desde 1922. Sua origem vem de uma promessa feita por Maria Rosa da Anunciação para saúde de seu filho José Soares Magalhães que nascera prematuro e sem chances de vida. Maria Rosa, então devota de São João, fez a promessa a este Santo e foi atendida. O milagre foi reconhecido por todos que presenciaram o ocorrido.

Como agradecimento e para pedir eterna proteção para sua família e toda comunidade, Maria Rosa passou a realizar a festa tradicional sem cobrar nada, com o terço e comida para os devotos. Hoje esta tradição permanece, com apoio de várias famílias que se unem para agradecer e louvar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, sempre nos dias 23 e 29 de junho.
A Agência Fotográfica registrou momentos do último Terço, realizado em junho de 2015.


Bookmark the permalink.

Comments are closed