Civis ou militares no poder?

O país está dividido. Não a divisão de um suposto terceiro turno das eleições presidenciais, mas uma fissura de contornos pouco nítidos, onde o número de pessoas que não votaram em nenhum dos dois candidatos (26,1%) em 2014 talvez nos dê alguma pista.

Há muitas ideias e propostas antagônicas a respeito do futuro do Brasil, circulando nas ruas e nas redes sociais. Não há uma dicotomia. Há uma pluralidade de discordâncias.

A reportagem que você pode acompanhar, abaixo, busca abordar um dos debates que ganhou visibilidade no início deste ano: a volta ou não dos militares ao poder executivo federal. Escolhemos ele por nos parecer o mais radical de todos os confrontos de ideias em pauta nesse momento.

Nosso foco foi privilegiar o debate e o confronto de ideias, já que tem sido muito difícil ele ocorrer pessoalmente, uma vez que os ânimos estão acirrados.

As entrevistas com as pessoas favoráveis à volta do regime militar foram feitas nas manifestações de rua do dia 15 de março, nas ruas centrais de Campo Grande, e as entrevistas com as pessoas contrárias ao retorno dos militares ao poder foram realizadas durante o ciclo de debates Cinema Pela Verdade, nos dias 11 e 25 de março na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Comments are closed