Artigos sobre fotógrafos

A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau

Greice Scheneider, José Benjamim Picado

RESUMO: O propósito deste artigo é o de examinar o alcance de certos operadores de análise de materiais fotográficos, a título de uma exploração a certos aspectos do estilo de composição do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912/1994): estamos especialmente de acordo com o papel exercido pela ambigüidade, própria às situações visuais geradas por suas fotografias, na configuração de um efeito de discurso para estas imagens (transformadas em sucedâneos de pequenas narrativas, quase sempre tingidas de um humor cômico). Procuramos avaliar a eficácia desta ambigüidade, a pattir de noções como as da necessária incompletude dos aspectos visíveis na representação visual, assim como o da necessária cooperação que esta parece suscitar da parte do espectador (noções estas que detivam sobretudo das lições de Gombrich e de Goodman sobre a ontologia da representação).

Palavras-chave: Fotografia, efeito de discurso, representação, Robert Doisneau.

http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602/68212

Da trajetória de um fotógrafo e da legibilidade da fotografia: esboço interpretativo sobre o trabalho de Claro Jansson

Ana Luisa Fayet Sallas, Rafael Ginane Bezerra

Resumo: Tendo como pano de fundo a sociologia processual de Norbert Elias, este artigo discute a trajetória de Claro Jansson. Fotógrafo de origem sueca que viveu no Brasil entre 1891 e 1954, esse personagem é responsável por um extenso trabalho de documentação fotográfica. Registrou, entre outros temas marcantes, episódios relacionados à Guerra do Contestado e às atividades da Southern Brazil Lumber & Colonization Company. A despeito da relevância desses registros, constata-se a predominância do seu uso como mera fonte ilustrativa. A partir da análise de parte de sua atividade epistolar pretende-se demonstrar que a trajetória do fotógrafo representa condição incontornável para conferir legibilidade às suas fotografias.

Palavras-chave: Claro Jansson; Fotografia; Trajetória; Legibilidade.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1926/1659

Expressão e conteúdo: a construção de sentido nas fotografias de Elliott Erwitt

Taciana Tomie Iizuka da Costa, Isaac Antonio Camargo

Resumo: Este artigo apresenta uma análise de três fotografias de Elliott Erwitt, fotógrafo da agência Magnum, retiradas de seu livro Snaps, pelo ponto de vista da Semiótica Discursiva. Segundo esta teoria, uma imagem é considerada um texto. O método utilizado foi a análise do plano da expressão e do plano do conteúdo para alcançar a geração de sentido nas mensagens fotográficas. A ênfase dos estudos foi o processo de significação dos elementos manipulados para a construção das fotografias.

Palavras-chave: Fotografia; Elliott Erwitt; Construção de sentido; Semiótica discursiva.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1507/1253

Imagens do cotidiano ou o real construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall

Angie Biondi

Resumo: Este texto observa alguns aspectos da relação entre fotografia e produção de um discurso sobre o cotidiano contemporâneo, através do trabalho de Jeff Wall. O que se inscreve nestas imagens é a proposição de um diálogo entre espaço e personagem, como duas figuras narrativas privilegiadas, vistas sob o jogo de uma inversão dos estatutos do real e do ficcional como elemento de uma estratégia visual responsável pela construção de uma releitura do cotidiano. Trata-se de observar os elementos enunciativos presentes nas fotografias que articulam uma relação entre personagens e espaços (ambientes) evidenciando uma configuração específica sobre o sujeito ordinário e seu contexto, em especial, o urbano.

Palavras-Chave: Discurso visual; Fotografia; Imaginário; Cotidiano.

http://www.logos.uerj.br/PDFS/32/02_logos32_biondi_imagensdocotidiano.pdf

La última rosa de ayer: compromisso social e geração de sentido na obra fotográfica de Tina Modotti

Beatriz Rodrigues Ferreira

Resumo: Este artigo se propõe a analisar sucintamente as relações entre vida e obra da fotógrafa e militante Tina Modotti; demonstrar que seu envolvimento político no México revolucionário da década de 20 do século XX influenciou sua produção fotográfica; e estudar as fronteiras entre o envolvimento político-social e a produção de sentido na – e através da – imagem fotográfica. Para tanto, analisa algumas imagens produzidas por ela no período em que, ao mesmo tempo, se familiarizava com a fotografia e estreitava sua ligação com o Partido Comunista do México.

Palavras-chave: Fotografia; Fotografia de compromisso social; Tina Modotti; México.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1506/1252

Miradas fragmentarias: sobre los desnudos en la obra fotográfica de Norma Patiño

Raymundo Mier

Resumo: Este texto (en realidad un conjunto de breves textos) pretende una aproximación a las fotografías de Norma Patiño a partir de la conjunción de tres puntos de vista: una reflexión sobre el objeto y el acto fotográficos, una reflexión sobre la condición significativa de mirada y sus límites en la aprehensión del cuerpo con el espectro de sus sentidos, y una reflexión sobre los sentidos de la experiencia corporal y la desnudez en el dominio del erotismo. Las diversas series fotográficas de Norma Patiño, que exploran por distintas vías estas tres esferas de la significación del cuerpo y la fuerza icónica de imagen fotográfica, emplean y recrean una vastedad de recursos estéticos en la tradición los desnudos fotográficos, pero también hacen visibles sus límites, sus fracturas, hace patente las tensiones a la deriva en la aprehensión de la corporalidad y en las aporías de la representación del cuerpo y del juego de la transgresión.

Palavras-chave: Norma Patiño, fotografía, corporalidad.

http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65569/68182

O corpo como ambiente inquietante nas fotografias de Alex Flemming

Fernando do Nascimento Gonçalves e Carlos Romário Tavares Domingos

Resumo: O presente trabalho visa investigar os usos feitos da fotografia no âmbito da arte contemporânea como forma de redimensionar o potencial expressivo dessa tecnologia. A partir de uma análise da intrigante obra do artista brasileiro Alex Flemming, o artigo visa compreender os usos da imagem fotográfica nas estratégias adotadas pelo artista na produção de seus questionamentos sobre a condição do corpo como superfície de significação cultural.

Palavras-chave: Cotidiano; Sacralização; Telerrealidade; Comunicação de massa.

http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_11/contemporanea_n11_28_fernando.pdf

Quando a fotografia se diz-dobra: a propósito dos perceptos de Valéria Costa Pinto

Mauricio Lissovsky

RESUMO: A partir dos” perceptos” fotográficos de Valéria Costa Pinto discute-se o modo como problemas colocados pelas vanguardas fotográficas dos anos 1920 são retomados por artistas contemporâneos. As propriedades cinemáticas dos ‘perceptos” permitem ainda ensaiar a proposição de uma dimensão ur-tópica da fotografia, isto é, aquela em que ela nos faculta a experiência da presença e da origem dos lugares.

Palavras-chave: Fotografia brasileira contemporânea, pequenas percepções, teoria da fotografia.

http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865/69475

Robert Capa: espectador e coadjuvante nos conflitos de seu tempo

Rodolpho Cavalheiro Neto, María Dolores Aybar Ramírez

Resumo: O presente artigo tem como objetivo revisitar a biografia do fotojornalista Robert Capa (1913-1954), a fim de registrar sua condição de espectador – frente às inovações técnicas na fotografia e suas modificações de concepção – e investigar sua postura de coadjuvante nos conflitos bélicos. Paradoxalmente, Capa destacouse como o mais importante fotógrafo de guerra da primeira metade do século XX, mas, ao mesmo tempo, usou sua câmera fotográfica como instrumento para consolidar sua posição de fotógrafo engajado e como arma em sua luta antibelicista. Numa entrevista, deixou claro sua aversão pela guerra: “Eu odeio violência e a coisa que mais odeio é guerra.”

Palavras-chave: Robert Capa – vida e obra; Fotografia; Fotojornalismo de guerra; História – Século XX.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/2937/2488

Série fotográfica: compreendendo suas formas de produção através da obra de DuaneMichals

Suelaine Lima Lucena AGRA e Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Resumo: No presente artigo são delineadas as especificidades da série fotográfica, que é uma forma de expressão que faz uso fundamentalmente da fotografia e de seus elementos estéticos para a construção de narrativas visuais. Com a finalidade de proporcionar um melhor entendimento sobreo gênero de forma geral, são apresentadas algumas das principais características da fotonovela,para que assim se possa introduzir uma análise do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo DuaneMichals, tendo como foco as séries fotográficas por ele produzidas.

Palavras-chave: Fotografia.Série fotográfica.Narrativa visual.DuaneMichals

http://www.insite.pro.br/2014/Junho/serie_fotografica_duanemichals.pdf

Comments are closed