Artigos de Mídia e Educação

A fotografia como linguagem para a formação cidadão

Mariana Ferreira Lopes, Luzia Yamashita Deliberador, Fabiana Aline Alves

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a oficina de midiaeducação na linguagem fotográfica realizada com educandos do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina contribui para a alfabetização crítica em fotografia, bem como no crescimento e fortalecimento de seu comprometimento com a sua comunidade escolar. Trata-se de um trabalho que se situa em duas grandes frentes: a alfabetização crítica na linguagem fotográfica e o uso desta linguagem para despertar o sentimento de pertença.

Palavras-chave: Cidadania; Midiaeducação; Oficina de fotografia; Linguagem fotográfica.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/13735/12411

Fotografia criativa para crianças: a alfabetização audiovisual através da fotografia

María del Mar Ramírez Alvarado, Virginia Guarinos Galán, Inmaculada Gordillo Álvarez, Jacqueline Sánchez Carrero

RESUMO: O artigo apresenta os resultados das Oficinas de Fotografia para crianças entre 4 e 12 anos, realizadas em Sevilha (Espanha), através de sessões que tinham por objetivo desenvolver nas crianças, desde tenra idade, a capacidade de compreender e produzir imagens fotográficas, reconhecendo nelas um meio privilegiado de expressão artística, comunicação e informação. A experiência demonstrou que as crianças são capazes de interiorizar noções básicas sobre planos, ângulos, perspectiva, sequências e composição. Também  desenvolveram habilidade para realizar enquadramentos, selecionar temas, observar a iluminação etc. A fotografia demonstrou ser também uma eficaz ferramenta de aproximação das crianças a diversas manifestações culturais.

Palavras-chave: fotografia, alfabetização audiovisual, linguagem audiovisual, infância.

http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44846/48478

Fotografia de crianças e seus personagens midiáticos: contribuições para pensarmos as práticas educomunicativas no contexto educacional contemporâneo

Ademilde Silveira Sartori, Patrícia Justo Moreira, Kamila Regina Souza

RESUMO: O presente artigo expõe reflexões sobre a presença de personagens midiáticos na cultura infantil por meio da análise de seis fotografias de diferentes épocas de acervos de família que trazem crianças vestidas com fantasias dos seus personagens midiáticos preferidos. Uma vez que as referências midiáticas vêm desafiando a escola a lidar com um mundo de informações que ultrapassam seus muros, o contato com os acervos fotográficos de família revelaram possibilidades para se pensar no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas.

Palavras-chave: fotografia; personagens midiáticos; práticas pedagógicas educomunicativas

http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/68326/pdf_1

Comments are closed