Artigos de Fotografia Publicitária

Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo

Ana Claudia de Oliveira

RESUMO: Esse artigo analisa fotografias de Hélvio Romero que retratam fotos publicitárias nas ruas da maior cidade da América do Sul, São Paulo. Partindo da constatação de que os outdoors agem sobre uma população citadina muito diversificada, indagamos quais são os processos de organização desse tipo de fotografia, ao ser instalada na cidade, apropriando-se de sua arquitetura e de seu traçado viário. No âmbito da publicidade ambiental, a fotografia torna-se produtora de cenas que são transfiguradas em lugares de específicos investimentos semânticos de valorização dos atributos físicos das figuras do enunciado, que são empregadas para destacar a narrativa da sexualidade, aí concebida como narrativa basilar do consumo.

Palavras-chave: Fotografia, Hélvio Romero, fotopublicidade, ambientação urbana, narrativa crítica do consumo.

http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68165/70718

Fotografia: meio e linguagem dentro da moda

Valdete Vazzoler de Souza, José de Arimathéia Cordeiro Custódio

Resumo: O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa foi determinante para que a moda conquistasse o espaço de que desfruta no momento. A fotografia, por outro lado, cumpre um papel essencial ao ajudar a gerar uma memória coletiva que assegure o sucesso das criações. Este trabalho busca situar e explicar as razões pelas quais a fotografia tornou-se um fator de coexistência com a moda ao fornecer elementos que a tornam imprescindível para esse propósito.

Palavras-chave: Moda; fotografia; linguagem; marketing.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1474/1220

Manipulação digital na fotografia publicitária: Criatividade e Ética

João B. F. Cardoso

Resumo: O presente texto objetiva discutir, nas dimensões ética e criativa, o uso de recursos digitais na manipulação de imagens na comunicação publicitária. Para isso, são observados os papéis dos diferentes atores no contexto de produção e as especificidades da linguagem publicitária através de casos de manipulação fotográfica registrados pela imprensa.

Palavras-chave: Fotografia Publicitária; Manipulação Digital; Ética.

http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41349/27821

O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na Publicidade

João Batista Freitas Cardoso

Resumo: Na atualidade, praticamente todas as fotografias publicitárias sofrem algum tipo de alteração digital – de uma simples correção de cores à constituição de uma cena completamente nova. Ainda que determinados tipos de manipulações fotografias sejam criticados por organizações de defesa do consumidor e pela sociedade em geral, a direção de arte publicitária comumente recorre a uma série de técnicas de manipulação da imagem sem questionar as implicações éticas que resultam dessa prática. Essa prerrogativa do design se justifica muitas vezes por sua proximidade com o campo das artes visuais, onde esses procedimentos são naturalmente aceitos. Diante dos diversos modos de alteração da fotografia, o presente texto visa a discutir o limite entre a liberdade criativa e a ética na publicidade.

Palavras-chave: manipulação fotográfica, criação publicitária, ética.

http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1627/1180

A premeditação da mensagem na fotografia publicitária

Rogério Ferreira Laham, Dirce Vasconcellos Lopes

Resumo: Este artigo aborda o trabalho do fotógrafo de publicidade e sua importância para a comunicação mercadológica. Relata o planejamento de uma campanha publicitária, com ênfase no trabalho e responsabilidade do fotógrafo para seu sucesso. Trata da premeditação da imagem, dos cuidados para sua produção e da linguagem empregada para dela se obter o melhor resultado no processo de comunicação com o leitor/consumidor. Por fim, contrapõe o objetivo primeiro da fotografia – o registro da realidade – com a fantasia criada na produção publicitária.

Palavras-chave: Campanha publicitária; linguagem publicitária; fotografia publicitária; premeditação na produção de imagem.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1468/1214

Origen del paradigma de la fotografía publicitaria moderna: el Tenedor de André Kertesz o el Cuello Idestyle de Paul Outerbridge

José Manuel Susperregui

Resumo: Debido a la ambigüedad sobre los orígenes de la fotografía publicitaria y su paradigma este artículo se ha centrado en dos imágenes antológicas, como son el Tenedor de Kertész y el Cuello Idestyle de Outerbridge. A través del análisis de estas imágenes y sus autores se llega a la conclusión de que la fotografía de Outerbridge, el Cuello Idestyle, es más paradigmática porque contiene la información suficiente y necesaria para que el receptor pueda identificar perfectamente el producto que se anuncia, superando al Tenedor de Kertész en este nivel de información.

Palavras-chave: Fotografia; publicidad; Kertesz; Outerbridge.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/5689/5177

Comments are closed